Quilta & Borda

A minha máquina de costura

maquinaw.jpg
Essa é a minha queridinha.
Já me perguntaram várias vezes qual máquina eu uso, qual eu acho boa, o que acho dessa ou daquela.
Eu tinha uma Singer Facilita na qual aprendi a costurar nos meus vinte anos. Quando comecei a aprender patchwork, em 2001, comprei outra Singer, a Bella, e não gostei, mas como a outra havia ficado ruim depois que costurei umas lonas, tive que me contentar com ela mesmo. Acho que por isso passei a gostar muito mais de costurar à mão.
Quando a Bernina chegou na Paulinia em 2005 e testei o quilt livre, fiquei apaixonada mas achei muito cara. Só que não resisti e acabei me dando de natal naquele ano. Está sendo um dos melhores presentes que já me dei.
Além do pé BSR – Bernina Sittch Regulator – que é um pé de quilt livre com um sensor que regula o comprimento do ponto conforme a velocidade que se move o tecido, deixando os pontos sempre do mesmo tamanho, ela tem muitas qualidades:
É resistente, costura até couro, e com pontos decorativos, não vacila quando se costura várias camadas de tecido, manta acrílica, ziper ou feltro;
Tem uma lâmpada de luz fria ao redor da área de trabalho que ilumina tudo sem esquentar;
O colocador de linha funciona;
Tem um botão de acionar o funcionamento que permite dispensar o pedal. Tem uma alavanca que permite levantar o pé com a perna deixando as mãos livres para movimentar o trabalho. Essas duas qualidades devem ser ótimas para pessoas com dificuldades físicas;
Tem um monte de pontos decorativos, sendo que adoro o de caseado, que fica perfeito;
Tem um monte de acessórios, mas confesso que muitos ainda não usei;
O enchedor de bobinas é ótimo.
Acho que não elenquei todas as qualidades pois ainda não as conheço, mas para mim essas já são suficientes para saber que gastei muito bem o meu dinheiro.
Não conheço as outras grandes marcas que chegaram no Brasil. Tenho certeza que devem ser muito boas também. Em Houston, acho que vi todas as marcas que existem no mercado internacional, mas não me detive nelas, gastei meu tempo no Stand da Bernina…
Como disse, comprei na Paulinia (clique aqui), que é representante no Brasil. Quem me ensinou a usar foi o Toledo, expert, que, pelo que sei, agora tem sua própria empresa (clique aqui) e também é representante no Brasil.

08/01/2008 - Posted by | Dicas e Técnicas |

18 Comentários »

  1. É gémea da minha e só posso corroborar tudo o que está dito. É fantástica. Só queria acrescentar que a alavanca que permite levantar o pé calcador com a perna é útil mesmo para quem não tem qualquer tipo de problema. Dá uma liberdade de movimentos fantástica. Depois de nos habituarmos não se dispensa.

    Comentário por Belém | 08/01/2008 | Responder

  2. Meu sonho. Um dia terei uma🙂

    Comentário por Renata | 20/01/2008 | Responder

  3. Oi ,Cecília, fiquei muito feliz ao encontrar seu blog e ver tudo oque você está fazendo.Também adoro a Bernina .bjs.doris.

    Comentário por Doris Teixeira | 30/01/2008 | Responder

  4. Adorei seu blog. Voce faz coisas lindas!

    Comentário por Gisele | 31/01/2008 | Responder

  5. Legal ……..
    Mas , a quanto tempo ti=um tem a bicha.

    Num faz nem um ano que adquri uma Facilita Premium Singer
    E ja deu pra perceber que trabalhar com manta não é a praia dela.
    O que economizei no preço na maquina, com certza vou perder com o oleo.

    Quando fui pesquisar pra comprar minha primeira maquina, estavam lançando uma da Brother, propria para patchwork (CN6000). Com 60 pontos, pe q levantava mais, etc.

    Fiquei com medo, pois não conhecia a marca e pelo fato dela ser meio eleronica, cristal liquido….

    Pelo jeito tu ja mudou bastante de maquina e marca.
    Tu saberia indicar quais são as melhores ou as piores.
    A Singer eu já sei q é uma bosta no caso.

    Obrigada

    Comentário por Erika Ueb | 01/02/2008 | Responder

  6. Ei Cecília

    Como sempre, estou aqui “rodeando” você…
    Adorei a dica da máquina, pois estou estudando a compra de uma supermáquina.
    Comprei a Brother 6000 e estou adorando, mas quero mais… rs…
    Comecei um “namoro” com a Bernina, mas aqui em Belo Horizonate, não tem representante. O Toledo que vc indicou fez contato comigo e se dispôs até a trazer a máquina para mim! Mas, conversando com uma amiga, ela levantou a questão da assitência técnica, pois se eu precisar, terá que vir de SP. Como é a sua experiência com amanutenção desta máquina? Há necessidade de chamar o técnico com frequência? Esta informação é fundamental para mim, cá de longe…
    Abração
    Silvia

    Comentário por Silvia | 08/02/2008 | Responder

  7. Oi, Cecilia! Adoro seu blog. Ainda não tenho máquina, mas um dia chego lá. Daí, pergunto: dá pra iniciar no patch costurando à mão?

    Comentário por Katia | 10/02/2008 | Responder

  8. Eu tenho uma singer mais velha do que eu. É uma portatil que era da minha mãe.

    Vc me lembrou que preciso fazer um post sobre ela!

    Comentário por Flor | 16/02/2008 | Responder

  9. Oi Cecilia, deixei um comento no seu post sobre fitas, mas como vi que era antigo resolvi escrever aqui outra vez. Gostei muito desse seu cantinho, parabéns!! Estou tentando aprender a bordar com fitas, mas aqui na Italia ainda nao tem muito material didatico dessa tecnica. Achei qq coisa em ingles, mas vou pedir a minha mae pra me mandar ai do Brasil. Vou voltar sempre que der. Amei essa maquina, posso dizer que faz parte do “meu sonho” de consumo…hehehe. Um abraço!
    Bell

    Comentário por Bell | 17/02/2008 | Responder

  10. Bom dia !
    Gostaria do contato de Doris Teixeira
    Atenciosamente

    Comentário por Silvia | 18/02/2008 | Responder

  11. Tenho o email da Dóris …..doristeixeiraquilt@yahoo.com.br

    Comentário por jane leonetti | 26/02/2008 | Responder

  12. Oi Cecilia ,adorei seu blog ,quem dera meu site estivesse 10% assim arrumadinho e atualizado.
    Quem sabe um dia encontre alguém que faça patch e trabalhe com informatica também né?Teus trabalhos são lindos .Parabens.
    beijo

    Comentário por jane leonetti | 26/02/2008 | Responder

  13. Oi Cecília!
    Como o seu blog está bacana! Parabéns!
    Apenas para esclarecer a dúvida da Sra. Silvia, eu sempre comento com as minhas clientes que nós ainda não possuimos uma ampla rede de distribuidores da BERNINA no Brasil. Este é um processo demorado e que exige muita paciência, pois não queremos apenas nomear novos distribuidores. O que queremos é construir uma rede de atendimento completa, onde o distribuidor cumpra com as suas obrigações de treinar e dar assistência técnica para os seus clientes. Infelizmente, ainda temos no Brasil revendedores com uma mentalidade arcaica, onde apenas se preocupam em vender e desprezam a importância daquilo que vem logo depois, que é dar o suporte necessário para que o consumidor utilize sua máquina da melhor maneira, além de também oferecerem a assistência técnica, é claro. Como este processo é realmente demorado, eu tenho oferecido aos clientes interessados a possibilidade de adquirirem a máquina e, fazendo isso, eu mesmo faço a entrega e o treinamento operacional, pois isso contribui para que o cliente utilize a BERNINA de maneira mais eficiente, evitando que pequenos problemas comprometam a utilização da máquina. Em uma situação mais crítica, o cliente realmente terá que enviar a máquina para minha oficina. Fomos treinados pela BERNINA para o pronto atendimento. Em maio próximo (26 a 30), eu estarei na sede da BERNINA, na Suiça, para uma reciclagem técnica.
    A BERNINA é conhecida pela alta qualidade com que produz suas máquinas e equipamentos. Claro que só isto não garante que a máquina nunca irá apresentar problemas, por isso a importância de um bom treinamento para ensinar a utilizar a máquina. Mas tenho percebido que as máquinas da BERNINA são máquinas mais robustas e que, embora problemas aconteçam, são mais raros de acontecer.
    As máquinas da BERNINA possuem garantia de até 2 anos para defeitos de fabricação. A aurora 440QE informa quando é necessário colocar óleo e também quando é necessário levar a máquina para uma revisão.
    Muito obrigado pelo espaço! Espero ter contribuido um pouco!
    Um grande abraço para você e para todas as visitantes do seu blog!
    Toledo / GRIMONDI

    Comentário por Toledo / GRIMONDI Comércio e Importação Ltda. | 27/02/2008 | Responder

  14. desejo comprar uma maquina bernina que costure e borde de preferencia uzada em bom estado ,moro em Florianopolis.Se souber de alguma por favor mr enforme .Obrigada ANITA

    Comentário por anita | 17/03/2008 | Responder

  15. Tudo o que eu queria!

    Sua máquina é suprema! Um dia terei uma!

    Parabéns pelo blog. Está lindo! E seus trabalhos mais ainda

    Comentário por socorro braga | 23/05/2008 | Responder

  16. Oi Cecília tudo bem ?
    Vi os seus trabalhos e você está de parabêns suas peças são lindas!
    A razão da minha visita é para saber o preço dessa magnífica máquina pois já
    fiz várias pesquisas e não obtive nenhum resultado!
    Se você puder me ajudar ficarei muito grata !
    Beijo! Beijo!

    Comentário por marcia | 04/12/2008 | Responder

  17. Olá…. Gostei muito do seu blog e quero convidá-la para visitar-me.
    Bjus.
    Edmara.
    – Aguardo sua visita nos meus blog’s:
    http://edypinturaseartes.blogspot.com
    http://edypinturaseartescomrevistas.blogspot.com
    http://enkantosdaboamesa.blogspot.com

    Comentário por Edmara | 23/12/2008 | Responder

  18. OLÁ.UMA DAS COISAS MAIS LEGAIS DA WEB E ESTE TIPO DE PAGINA.SE ALGUEM QUISER TIRAR UMA DUVIDA,FAZER UMA CONSULTA COM UMA PESSOA QUE NÃO ESTA COMPROMISSADA COM UMA MARCA OU LOJA.OU SIMPLESMENTE LER A RESPEITO DE ALGO.
    MAS REFERNTE A BERNINA:TRABALHO COM MAQUINAS DE COSTURA A 23 ANOS,PEGUEI TODA A TRANSIÇÃO DA MAQUINA MECANICA PARA ELETRÔNICA, AQUI NO BRASIL.
    E DIGO:A QUALIDADE DA BERNINA É INCOMPARAVEL.O BSR,O CALCADOR PARA QUILTAR COM CORDÃO POR CIMA,PONTO TIPO AJUR ETC…
    GRATO.

    Comentário por AGUINALDO ROBALO | 02/07/2010 | Responder


Deixe uma resposta

