English Paper Piecing – EPP – Jardim-da-vovó

Como unir os hexágonos na técnica de EPP:
Eu procurei nos meus livros em inglês e em vários sites e o ponto usado chama-se whipstitch (veja um deles aqui) cuja tradução para o nosso português é ponto do chicote. Num livro de Portugal que tenho o nome é ponto de luva. Nos sites brasileiros que encontrem chamam de ponto de alinhavo, mas eu acho que esse ponto não é bom para descrever, melhor seria ponto atrás. Eu prefiro chamar de ponto de emenda.
A ilustração a seguir, que tirei do livro japonês que mostrei aqui, dá uma dica muito boa: começar a 3mm das bordas, voltar com o ponto de emenda, costurar até o final e voltar outros 3mm.

10/01/2007 - Posted by | Dicas e Técnicas, Hexágonos

7 Comentários »

  1. Olá! gostei mto do seu blog e fiquei satisfeita em saber que outras pessoas se interessam por artesanato mesmo tendo uma outra profissão. Adorei seus trabalhos…Ah! deixe-me apresentar: Meu nome é Janaína e resido em Belo Horizonte. Sou casada e atualmente faço mestrado em História. Mas, estou num momento de decisões profundas e tentando fazer coisas q me dão prazer. Descubri o patch a dois meses, mas já fiz um curso de aplicação e comprei uma dezena de revistas p aprender. Como tenho internet em casa toda vez que me canso de olhar p meu texto “viajo” nos trabalhos de patch! bem , por enqto é só (eu falo demais). Gostaria apenas de deixar um incentivo pra vc continuar apresentando seus trabalhos e dando dicas. Abraço!

    Comentário por Janaina | 16/01/2007 | Responder

  2. Janaína, obrigada pela sua mensagem. Depois que eu defendi o meu mestrado “me dei o direito” de fazer o primeiro curso de patchwork e não parei mais… é muito mais divertido!

    Comentário por Cecilia | 18/01/2007 | Responder

  3. Cecília, obrigada pelo incentivo…é o q vou fazer assim q defender a dissertação: aprender mto sobre patch. Por enqto eu gostaria de saber (se puder me ajudar)se já fez quilt à máquina?! Eu comprei um pé para quilt sem mola, mas não sei ao certo se estou utlizando corretamente. Por enqto não consegui quiltar nada! Um abraço e obrigada! Janaina.

    Comentário por Janaina | 18/01/2007 | Responder

  4. Oi Cecília , estou sempre aprendendo com vc. Obrigada por compartilhar tudo com a gente. Um grande beijo. AH! sua foto tá linda.Tirei algumas fotos de minha vida pessoal e coloquei no meu blog e flickr de uma passadinha lá e deixe um recadinho . Ficarei muito feliz. Um feliz 2007 pra vc e muitos muitos projetos. Fique com Deus.

    Comentário por Geisa do Carmo | 19/01/2007 | Responder

  5. Cecília, que ótima dica, parece que desta maneira o EPP ficará bem melhor, Feliz Ano Novo para você!

    Comentário por Andrea | 19/01/2007 | Responder

  6. Olá!!
    Boa noite, parabéns pelo trabalho lindo.
    Não posso deixar de convidá-la a conhecer nossa linha de réguas emoldes para patchwork
    http://www.patchtec.com.br
    Faça uma visita.
    Abç
    Vera Carvalho

    Comentário por Vera | 04/12/2008 | Responder

  7. Cecilia,

    O nome desse ponto para nós, brasileiros, é mesmo “ponto de luva” pq fazia-se o acabamento da barrinha da luva, talvez por influência dos portugueses.
    Venho sempre dar uma espiadinha no seu lindo blog, que é cheio de carinho! iniciei meu blog há 15 dias e por enquanto comentei o dia a dia apenas, e nem divulguei ainda, pq não sei enfeitá-lo e não postei nenhum trabalho manual ainda…mas, chego lá!
    Bj, seja feliz!

    Comentário por Vera D | 25/09/2009 | Responder