Quilta & Borda

Impressora doméstica + amaciante = tecido personalizado

Estou devendo uma descrição da forma de imprimir no tecido e peço desculpas pela demora mas tive uma semana bem movimentada. Eu não sou uma boa professora, mas aí vai.
Usar a impresssora jato de tinta (essa que temos em casa) já é usado há um bom tempo. As gringas têm um líquido chamado Bubble Jet que é difícil de trazer e no Brasil, ouvi dizer, é vendido pela Lido Quilt. Tem também o tal de transfer paper que é vendido em qualquer loja de produtos para computadores. Eu já comprei e não me animei a usar porque ouvi dizer que dixa uma textura emborrachada no tecido.
O que eu fiz e deu certo é a técnica que a Cândida ensinou no curso de Crazy. É a técnica do amaciante. Não precisa de nada além de um amaciante de supermercado, o seu tecidinho de algodão lavado e a sua impressora.
Eu cortei no tamanho da folha A4, um pouco menor nas bordas. Mergulhei os tecidos secos numa bacia com Confort tradicional puro e deixei uma noite inteira. No outro dia torci bem e deixei secar no varal. Depois de seco passei à ferro para esticar e com uma fita durex em toda extensão da borda superiro do tecido prendi na folha A4. Como cortei o tecido um pouco menor, ficou papel sobrando de todos os lados, isso é importante para que o tecido entre na impressora sem provocar um acidente.
A Cândida ensinou a usar uma folha de freezer paper grudada no tecido, dá uma estabilidade maior.
Daí é só mandar imprimir a estampa que você escolheu.
A minha etiqueta foi feita no Microsoft Publisher que tenho no meu computador.
A Miwa me contou que o resultado fica bom se deixarmos as cores bem vivas usando algum programa gráfico e figuras com boa resolução.
Depois de impresso, deixe a tinta secar bem por mais uma noite. No outro dia é só passar a ferro para fixar bem a impressão. Daí lave o tecido novamente com detergente e passe de novo. Pronto para usar.
Agora uma observação importantíssima: Se você é alergica como eu, use luvas e estaja num lugar bem arejado na hora de passar a ferro usando uma máscara. Eu não sabia que era tão alergica e fiquei com as mãos descascando e com crise de asma por uma semana depois da aventura. Eu ainda não achei um amaciante sem cheiro, deve ajudar. Se você encontrar me avise.
Se a minha explicação ficou confusa, dê uma olhada no blog Abeautifulcraft que foi onde eu vi pela primeira vez essa técnica.

27/08/2006 - Posted by | Dicas e Técnicas

32 Comentários »

  1. Que bacana, Cecília! Vou experimentar! Obrigada pelas dicas. Beijo.

    Comentário por Patricia | 28/08/2006 | Responder

  2. oi Cecília, obrigada pelas dicas! Fiquei muito interessada, também vou testar :)beijos

    Comentário por Bruna | 28/08/2006 | Responder

  3. Simples e eficiente, não é?Obrigada e beijos!

    Comentário por Andrea | 28/08/2006 | Responder

  4. Me contem como foi hein!

    Comentário por Cecilia | 29/08/2006 | Responder

  5. oi!! obrigadissima!! vou tentar!!! bjus

    Comentário por ivone martins | 29/08/2006 | Responder

  6. ‘Miguinha, que show! Depois vou experimentar… Adorei, obrigadinha!E vc, como está? Tem feito mais bloquinhos da DJ???Beijocas, fica bem, tou com saudades…

    Comentário por Lia | 30/08/2006 | Responder

  7. Oiiiiiii CecíliaQ coisa legal! Vou tentar qualquer dia! A vantagem, pode imprimir colorida, né?Tenho uma tecnica d nunca experimentei, e vc faz tudo em menos de 20 minutos, mas serve só com tinta preto.Se quiser me mande o seu e-mail q te envio o mode d fazer!Beijos e parabénsDany

    Comentário por Ateliê da Safira | 03/09/2006 | Responder

  8. Oláaaaa CecíliaOlha eu novamente aqui!Sabe que queria te perguntar, onde é q vc comprar tecido p patchwork?Aqui no ABC, tem uma loja q diz q o tecido é importado e nao encolhe qdo lavado!Fico com medo em comprar qualquer tecido e o estragar o trabalho!Vc poderia me dar dicar?BeijosDany

    Comentário por Ateliê da Safira | 04/09/2006 | Responder

  9. Amei!!! Já fiz e só falta agora esperar secar as 24 horas para passar a ferro. Devo colocar algo em cima da imagem na hora de passar a ferro??? A foto de minha neta (1 mês de vida) ficou perfeita no tecido. Se tudo der certo mesmo, vou colocar esta dica no meu blog e link para o seu.Parabéns!!!!

    Comentário por Nice | 05/09/2006 | Responder

  10. Cecilia já coloquei a foto do meu trabalho no meu blog. Veja lá se fui boa aluna. O tecido da foto é o mesmo do forro que fiz.

    Comentário por Nice | 06/09/2006 | Responder

  11. Oi,Cecília.Adorei a dica,mas fiquei com uma dúvida:o que é freezer paper?Obrigado,Beijoconas,Rosi

    Comentário por Rosi | 13/09/2006 | Responder

  12. Oi Cecília,obrigada pelo seu comentário no meu blog.Amei a lição de como imprimir em tecido.Tenho muita vontade de tentar essa técnica,mas não tinha ainda certeza de como proceder.A sua explicação foi ótima.Me ajudou muito.Andei procurando um serviço numa gráfica por aqui e descobri uma que faz esse trabalho,e não fica com aparência emborrachada,mas não fica tão bonito como o das gringas.Brigadão!

    Comentário por Valquiria | 23/09/2006 | Responder

  13. Cecília, muito obrigada pela informação. Farei hoje mesmo e direi o resultado. Estou super animada !!!

    Bjs,

    Comentário por Meire | 29/12/2007 | Responder

  14. Eu imprimo direto no tecido ou em uma das folhas?

    Val

    Comentário por Val | 19/03/2008 | Responder

  15. Posso fazer isto com a HP Officejet ALL-in-ONe ou só com Epson?

    Comentário por Aida | 28/06/2008 | Responder

  16. Oi Cecilia, te conheço da comu PPA e ahcei teu blog agora e tava espiando, qdo vi esta sua explicação. eu já fiz e dá super certo mesmo.
    Qto ao amaciante sem cheiro, minha irmã é alergica tb então ela vai a casa de produtos para fazer sabonete e compra a base de amaciante sem cheiro, ai é só dissolver na agua. Fica a dica.
    bj
    Isa

    Comentário por Isa Biondo | 22/07/2008 | Responder

  17. Cecília!!!
    Que trabalhos lindos, realmente vc tem criatividade, gosto e dedicação para fazer seus trabalhos, sucesso e continue sempre é a melhor maneira de expressarmos tudo aquilo dentro de nós.
    Gostaria que vc mandasse por e-mail o trabalho feito com o tecido impresso, se não for demais pedir e que tipo de tecido podemos usar, espero com ansiedade sua resposta e um grande bj para vc.
    Tania

    Comentário por Tania Barrio | 22/07/2008 | Responder

  18. Olá não entendi alguns detalhes :
    1º este papel :é freezer paper é um plástico onde acho? tem outro nome?
    Este tecido p patchwork que eles mencionam é o melhor para fazer? ou pode ser outro tecido? Qual vc indica?
    A sua técnica parece bem simples, eficiente e fácil de fazer em casa. Mas tive estas dúvidas pois ainda sou bem leiga neste assunto.
    Abraços
    Flavia

    Comentário por Flavia | 30/07/2008 | Responder

  19. […] pelo avesso para fixar a tinta. Foi assim que fiz e deu certo depois que vi essa explicação no Quilta e Borda. No blog Infinita Diversidade há dicas importantes sobre essa […]

    Pingback por Técnica para imprimir no tecido « Coisas que Gosto | 04/08/2008 | Responder

  20. posso imprir numa camiseta?

    Comentário por luciana gomes | 05/08/2008 | Responder

  21. Parabens pelas dicas
    Usei o amaciante mas ive melhor resulado usando POX um produto para engomar roupas o tecido fica firme como uma folha
    Para impermeabilizar a tinta vou usar (ainda nao usei), Uma tinta para silk incolor que ae ja achei e a vendedora me deu um poinho de amostra.
    Alguem conhece alguma tecnica parecida para imprimir ou transferir imagens para porcelana?
    Obrigado
    Alex
    arxv@hotmail.com

    Comentário por Alex | 20/08/2008 | Responder

  22. E se imprimir e depois passar tinta para tecido por cima para dar um efeito mais artesanal? Vc já tentou? Será que fica bom?
    Bjos.

    Comentário por Ana | 13/10/2008 | Responder

  23. Cecília, eu fiz amei o resultado!
    Me encheu de idéias isso… não usarei com fotos , mas com desenhos personalizados que vou criar… show sua dica!

    Comentário por Danny Barros | 22/11/2008 | Responder

  24. Aida… eu usei com esta impressora que vc citou e deu maravilhosamente certo!

    Comentário por Danny Barros | 22/11/2008 | Responder

  25. Olá pessoal! Gostei de ver a criatividade de vocês, muito prazer !.
    Agora, permita-me tornar essa idéia um pouco mais empreendedora?
    Pois bem, vamos la!
    Sempre que usarem um tecido para imprimir é bom se lembrar de alguns detalhes importantes como, por exemplo: ser 100% ou no mínimo 80% de algodão; outra coisa é que ele precisa ter a trama bem fechada e no caso das flanelas isso deve ser levado em conta.
    O passo seguinte é adquirir uma cola especial chamada permanente de uso serigráfico, e passá-la com um pincel macio de leve e uniformemente em um dos lados de um ou mais papeis coche 120 g. A4, e deixar secar por uns 20 minutos, podendo acelerar sua secagem com um secador.
    Feito isso, passe bem o tecido até ficar firme e liso, aí coloque o papel com o lado da cola sobre o mesmo, que deverá estar um pouco maior, fixando bem e uniformemente.
    Em seguida, corte o tecido na medida exata do papel A4, isso com um stillete e régua de aço, sobre uma mesa de vidro, pois isso evita fiapos nas bordas – um detalhe, os papeis terão utilidade para até três usos, razão pela qual é bom ter sempre a mais no caso de uma produção maior.
    Agora é só imprimir numa impressora cuja tinta, deve ser pigmentada, por seu desempenho em maior resistência e performance, de preferência em impressoras epson/durabrite, pois elas ainda nos dão condições de imprimir até 1 metro de comprimento. É bom configurar a impressão no modo foto, porém para papel normal. O resultado já impresso, depois de secar por um dia, virá ao se passar bem o ferro quente sem o vapor, usando se um papel chaméx por cima. Maravilha não é mesmo?!
    Pode-se com isso, produzir alguns trabalhos lucrativos como:
    – Flanelinhas para óticas.
    – Brindes/flanelas de limpar veículos, para oficinas e postos de combustível.
    – No caso de se imprimir 1 metro, produzir cordões personalizados para crachás, ao juntar e colar pela face interna com cola especial, dois tecidos impressos e depois cortar as tiras com stillete e régua de aço, isso sobre uma mesa de vidro.
    – Produzir também, capas impressas em tecidos para livros encadernados.
    – Fitas pulseiras com mensagens.
    – lencinhos personalizados para presentes.
    – Guardanapos personalizados para restaurantes e hotéis.
    – Fronhas com fotos e textos para hotéis, pousadas e motéis.
    – Etiquetas para confecções, desde que o tecido seja em malha puro algodão fio trinta para não desfiar.
    – Bolsos para escolas e empresas.
    – Bolsas e sacolas de tecidos.
    – Partes de bonés antes de ser fehado.
    Enfim, até onde sua imaginação empreendedora lhe conduzir. E boa sorte!

    Abraços! Renê.

    Comentário por Renê | 24/02/2009 | Responder

  26. Adorei sua dica, vou testar!

    Seus trabalhos são muito bonitos. Parabéns!

    Comentário por Alessandra | 29/03/2009 | Responder

  27. Oi Cecilia, fiquei com uma dúvida: depois de seco, lavei o tecido com detergente de coco
    e a impressão desbotou. O que eu fiz de errado?
    Segui todos os passos q vc ensinou, deixei uma noite no amaciante puro, torci bem (sem enxaguar) deixei secar e passei. Imprimi a imagem, deixei a tinta secar por 8 horas,
    passei o ferro e depois lavei com detergente de coco.
    A impressão desbotou na lavagem.
    Gostaria q vc me tirasse a dúvida o mais breve possível, porque estou anciosa pra ver o
    resultado. Obrigada e parabéns pelo seu trabalho.

    Comentário por marcia yuri | 01/04/2009 | Responder

  28. Ola Cecilia. estou encatada com sua dica, olha, estava esperando por voce,para dar comtinuidade com meu sonho,ja comfecsiono cama, mesa. e banho, mais queria renovar e ai aparece vc, um anjo,beiiiijoooo muitos muitos.da amiga nova milda

    Comentário por milda | 03/05/2009 | Responder

  29. OLÁ CECILIA ADOREI ESSA DICA VOU TESTAR TAMBÉM E DEPOIS DIGO SE DEU CERTO SE VOCÊ NÃO SE IMPORTA GOSTARIA DE POSTAR ESSA DICA NO MEU BLOG DANDO É CLARO OS CREDITOS A VOCÊ, POIS ACHEI INTERESSANTE E PRATICO…VOCE ESTA DE PARABÉNS..BJS E TCHAU.

    Comentário por HELOISA MATTOS | 26/06/2009 | Responder

  30. Obrigada flor!!!
    Achei maravilhosa essa dica.
    Vou tentar pra ver se consigo.
    beijinhos

    Comentário por Zi Lopes | 20/08/2009 | Responder

  31. […] fontes: 100idéiasnacabeça / quiltaeborda […]

    Pingback por Tecido personalizado em impressora « Blog Sisley Rocha | 08/09/2009 | Responder

  32. Nossa adorei essa idéia,vou tentar fazer,estava procurando algo assim mas não imaginei que fosse encontrar tão rápido, obrigado valeu!
    Que Deus te abençoe,você parece ser uma pessoa humilde.

    Comentário por almeria de souza batista | 01/07/2010 | Responder


Deixe uma resposta

