Quilta & Borda

Aula do Clube de Artesanato

(Copiei do site, para ir lá clique no título. De repente tiram esse conteúdo de lá.)

Trabalhando e segurando a fita
Puxe cerca de 7,5cm de fita através do buraco da agulha. Fure esses 7,5cm de fita cerca de 1,5cm do fim da mesma. Puxe para trás no lado oposto até que fique firmemente presa ao redor do buraco da agulha.


Dando um nó na fita
Para dar um nó antes de começar a bordar, faca uma dobra na fita de maneira circular a fim de posicionar o fim da fita perpendicular a ponta da agulha. Fure o fim da fita com a agulha, escorregando-a através da fita fazendo um pequeno ponto. Puxe a agulha e fita através do pedaço com o ponto para formar um nó no fim da fita.


Manipulando a fita
Um dos aspectos mais importantes no bordado com fitas é a manipulação das mesmas. Para a maioria dos bordados (pontos) a fita deve ser mantida reta, sem dobras e soltas. Você deve usar o seu polegar e a agulha para manipular a fita enquanto você dá os pontos ou a fita pode enrolar e dobrar, alterando a aparência do seu trabalho. Siga a seqüência numérica dos pontos de acordo com o guia de pontos para cada projeto. Desdobre a fita durante cada ponto e use a agulha para levantar/acertar o ponto. Puxe a fita gentilmente permitindo os pontos pousarem levemente sobre o tecido. Não é necessário o exato posicionamento do ponto, mas você deve cobrir com a fita todas as marcas do papel carbono usado para passar o risco. Você pode adicionar algumas folhas ou pétalas extras, usando restos de fitas. No bordado com fita não há erros, só variações. Seja criativa com seu bordado.
Finalização dos pontos
Arremate seus pontos para cada flor ou pequenas áreas, antes de começar uma nova. Não passe a fita de uma área para outra. De um nó na fita pelo lado do avesso para segurar o ponto e cortar a fita.

04/11/2005 - Posted by | Bordado/Embroidery

2 Comentários »

  1. Oi Cecilia, estou tentando aprender a bordar com fitas, aqui na Italia nao é ainda uma arte muito conhecida, por isso é dificil achar material e revistas. Gostei muito desse seu espaço, voltarei sempre que der. Um abraço!
    Bell

    Comentário por Bell | 17/02/2008 | Responder

  2. Sou uma apaixonada por todo o tipo de trabalhos manuais , adorei o bordado com fita , mas tenho algumas dúvidas.
    Como começar , mudar de cor , mudar de um lado para o outro com a mesma fita , acabar , sei lá , estou tentando.

    Comentário por leonor xavier | 21/10/2008 | Responder


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: